Setor bancário estimula certificações para valorização profissional - Methas Iter Treinamentos para Certificações Financeiras

Setor bancário estimula certificações para valorização profissional

O avanço da tecnologia, bem como as demandas cada vez mais personalizadas de atendimento, configuram um caminho sem volta no mercado de investimentos. Para sobreviver, o profissional deve buscar conhecimento e se antecipar às tendências, que apontam mudanças estruturais importantes no setor.

De acordo com Ronaldo Cerqueira, consultor de carreiras, “em breve cargos que atuam na linha de frente em agências tradicionais deixarão de existir e descortinarão oportunidades em outras áreas”. E os bancários sabem disso, ou melhor, sabem exatamente onde devem mirar para impulsionar a carreira: nas certificações.

No Brasil, diferente do que ocorre nos Estados Unidos, as certificações não são obrigatórias para quem trabalha dentro dos bancos, mas existe um movimento de valorização dos profissionais certificados dentro das instituições.

Há pouco mais de dois anos, a Caixa passou a exigir a CPA-20 para todos os gerentes de contas das agências, independente do segmento em que atuam. No Bradesco, o programa #certificaBRA incentiva gerentes de varejo e Prime (que atendem clientes de alta renda) para que busquem as certificações CPA-20 e CEA, destinada para aqueles que prestam consultoria em planejamento de aplicações – os chamados especialistas de investimentos.

Equipes de outras instituições também se articulam para incluir a certificação no currículo, caso dos colaboradores do Sicoob e do Itaú, que participaram de cursos preparatórios no ano passado para passar nas provas aplicadas pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).

Segundo o Sumário Estatístico de Certificação da ANBIMA, no Brasil pouco mais de 119 mil profissionais têm a certificação CPA-20 e outros 9.212 possuem CEA (dados obtidos em junho de 2020). O número de certificações emitidas é um pouco maior, porém, uma parte dos profissionais deixou a certificação vencer.

Os anúncios de fechamento de agências e tendência à extinção de vagas no sistema bancário deu início a uma corrida por capacitação para pleitear promoções internas ou recolocação profissional em vagas destinadas a especialistas de investimentos.

Fonte: com informações do Portal Comunique-se