Ministério da Economia Passa Projeção do PIB para 3,5% - Methas Iter Treinamentos para Certificações Financeiras

Ministério da Economia passa projeção do PIB de 3,2% para 3,5% em 2021

Crescimento com inflação! É o que traz o Boletim Macrofiscal do Ministério da Economia, divulgado na segunda quinzena de maio. A revisão na taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2021 também foi acompanhada de alta considerável da inflação. Segundo o relatório, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) que mede a inflação oficial do Brasil, fechará o ano em 5,05% (!), o que está quase 1,5 ponto percentual acima do centro da meta para inflação do ano, situada em 3,75%.

Ponto forte e destacado no Boletim para este aumento da produção de bens e serviços finais da nação é o avanço da vacinação que, sobretudo, permitirá a retomada do setor de serviços.

A Secretaria de Política Econômica (SPE) destaca, quanto à inflação, que “Apesar do valor estar acima da meta de inflação de 3,75% para o ano de 2021, o mesmo encontra-se dentro do intervalo de tolerância. Ademais, as expectativas de inflação permanecem convergindo para o centro da meta de inflação a partir de 2022”.

Nossa escola recomenda fortemente a leitura do texto “A importância da vacinação em massa para a recuperação econômica”, contido no Boletim. Para tanto, acessem: https://www.gov.br/economia/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins/boletim-macrofiscal/2021/boletim-macrofiscal-maio-2021.pdf/view ou pesquisem no Google o tema “Boletim Macrofiscal de maio”. A leitura é super válida para a montagem de cenários e orçamentos empresariais neste momento atual.