Ipea lança novo boletim de análise político-institucional - Methas Iter Treinamentos para Certificações Financeiras

Ipea lança novo Boletim de Análise Político-Institucional em webinar internacional e IBGE anuncia estudo que abrangerá o contexto da pandemia COVID-19

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou em 08 de junho, a edição n º 27 do Boletim de Análise Político-Institucional (BAPI), durante webinar internacional. Desta forma, o Instituto rompe fronteiras e chama atenção para o Brasil.

A publicação traz indicadores inéditos sobre os desafios atuais no processo de modernização do Planejamento Governamental, além de destacar orientações da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE) para o aperfeiçoamento de políticas públicas sob o contexto da agenda 2030.

Entre os estudos comentados durante a realização do webinar, os participantes citaram o artigo ‘Modernização do Planejamento Governamental e a Governança Necessária para o Centro de Governo’. A publicação conclui que o Brasil está caminhando para se tornar o 38º país-membro da OCDE – posição extremamente desejada e pleiteada pela nação. Porém, o estudo aponta a necessidade de promover avanços estruturais e boas práticas em planejamento e governança pública.

O debate do webinar contou com a participação do diretor do Departamento Econômico da OCDE, Luiz de Mello, que destacou a importância estratégica em promover análises sobre políticas orçamentárias na agenda de planejamento governamental. “Esse é um desafio recorrente aos países desenvolvidos e que também se aplica ao Brasil. A análise permanente, por exemplo, das receitas e despesas nos gastos públicos permite desenvolver políticas consistentes no longo prazo para o desenvolvimento econômico e social”, observou.

A abertura do webinar foi conduzida pelo diretor da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) em Brasília, Carlo Mussi, que tratou da parceria permanente com o Ipea na elaboração de estudos sobre planejamento estratégico de governo. “Cada vez mais observa-se a necessidade de adaptar e modernizar o planejamento governamental atendendo as demandas de desafios atuais. A Cepal tem dado a sua contribuição nesse processo juntamente com o Ipea para a formação de uma agenda com boas práticas”, afirmou.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará, às 10 horas do dia 23 de junho, o estudo Análise dos Indicadores Sociais no Contexto de Pandemia da COVID-19, realizado a partir das bases de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua 2019).

Com o objetivo de subsidiar governos e a sociedade civil com informações estruturais sobre as condições de vida da população brasileira, este estudo traz informações sobre as características domiciliares no que se refere às condições de abastecimento de água, existência de banheiro, adensamento domiciliar e rendimento no Brasil.

Ambos os estudos – a análise da situação da população durante a crise pandêmica e a questão de modernização no planejamento governamental – são avanços para melhorias importantes e necessárias à nação brasileira. Maiores informações podem ser encontradas no site do Ipea (www.ipea.gov.br) e do IBGE (www.ibge.gov.br).