... E Mesmo Fazendo o Esperado, o Banco Central Surpreendeu o Mercado - Methas Iter Treinamentos para Certificações Financeiras

… E Mesmo Fazendo o Esperado, o Banco Central Surpreendeu o Mercado

Sandra Petroncare

Em reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) de 16 de junho, o Banco Central (Bacen) elevou a taxa Selic em 0,75pp (ponto percentual), passando de 3,5% para 4,25% aa.

Com a inflação sem dar uma trégua razoável, isto é, sem mostrar ponto de inflexão considerável em sua trajetória de alta, o Bacen não teve dúvida e mandou claro comunicado à sociedade:

Neste momento, o cenário básico do Copom indica ser apropriada a normalização da taxa de juros […] O Comitê enfatiza, novamente, que não há compromisso com essa posição e que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados para assegurar o cumprimento da meta de inflação.

Para a próxima reunião, o Comitê antevê a continuação do processo de normalização monetária com outro ajuste da mesma magnitude. Contudo, uma deterioração das expectativas de inflação para o horizonte relevante pode exigir uma redução mais tempestiva dos estímulos monetários. O Comitê ressalta que essa avaliação também dependerá da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e de como esses fatores afetam as projeções de inflação.

Bem… saindo do economês para o português, o mercado entendeu claramente: subiu o risco de nova – e até mais poderosa (acima de 0,75pp?!) – alta da Selic na próxima

E você, o que acha? Está com dúvidas? Fique atento aos conteúdos dos canais da METHAS ITER CURSOS (Facebook, LinkedIn e Instagram). Inscreva-se em nossos canais e acompanhe a Agenda Econômica e o Visão de Gestor, publicações semanais, sem qualquer tendência política, que os deixará atualizados sobre os dados relevantes da economia e seus impactos sobre o mercado financeiro.